FM2015

FM2015
Compre o Football Manager 2015 agora na pré-venda, e tenha acesso a uma versão beta totalmente jogável cerca de duas semanas antes da data oficial de lançamento. Mais informações clique na imagem.

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Lopetegui: «Tenho muito boa relação com Paulo Fonseca»

Treinador do FC Porto desvaloriza o facto de defrontar um antecessor no cargo


Julen Lopetegui, treinador do FC Porto, garantiu ter «muito boa relação com Paulo Fonseca» e elogiou um dos antecessores no cargo (com Luís Castro pelo meio como interino). «O Paulo fez um trabalho fantástico na primeira vez em Paços e aqui também. Às vezes, os resultados não dizem tudo sobre o trabalho que fazemos».

Na antevisão ao encontro deste sábado, em Paços de Ferreira (18h), o técnico espanhol destacou: «O Paços fez um jogo magnífico na Luz. Muito bom mesmo. Grande exibição, um penálti, primeira parte muito boa, ocasiões de golo. Será um jogo muito difícil para nós, certamente».

Lopetegui recordou: «O Paços esteve a semana toda a preparar esta partida, com muito empenho, com muita esperança. Fizeram um jogo magnífico contra o Benfica, uma primeira parte muito boa, tiveram o penalty e ocasiões de golo. É uma equipa muito bem trabalhada pelo Paulo [Fonseca], um adversário duríssimo e preparado mental e fisicamente», elogiou. Para nós, será um jogo duríssimo, perante um adversário bem preparado».


Lopetegui sobre Aboubakar: «Só falo dos que cá estão»

Aboubakar pode ser a próxima contratação do FC Porto. Mas, para já, Julen Lopetegui não se pronuncia sobre «alguém que não está connosco». 

«Estou focado no jogo em Paços e só falo dos que cá estão. Não vou falar de quem não está connosco», insistiu o técnico, que, apesar disso, não desmentiu a possibilidade do internacional camaronês, que atuava no Lorient, ingressar no FC Porto. 

Perante outra questão relacionada como possíveis entradas no plantel, Lopetegui não saiu da linha de resposta preparada para o tema: «Olho para os que tenho, não vou falar sobre quem posso ou não posso vir a contar. A nossa prioridade é o jogo com o Paços». 

«As nossas energias e as nossas atenções estão completamente focadas nessa partida em Paços, que queremos vencer e que sabemos que será bem complicada. Muito dura, mesmo», apontou.

«Não pensamos no mercado, somente no jogo com o Paços de Ferreira, que vai ser muito difícil, num campo muito complicado, diante de uma equipa bem orientada por um treinador que conhece muito bem o FC Porto», alertou.

Lopetegui e as opções: «Temos plantel de equipa grande»

Os nomes que compõem o plantel, garantiu Lopetegui, não pesam no momento de definir as convocatórias e o onze.

Quaresma e Danilo ficam de fora das escolhas da convocatória para Paços, tal como o mexicano Reyes, todos por opção.

Quando Lopetegui deu a conferência no Olival, os jornalistas ainda não tinham essa informação, pelo que não foi possível confrontar o técnico espanhol com essas duas ausências inesperadas da lista de convocados.

Seja como for, o tema das escolhas foi abordado. Lopetegui lembrou: «Temos um plantel de equipa grande. Logo, temos de estar atentos ao momento de cada jogador para tomar as melhores decisões. É normal. 
Tentaremos estar preparados para o momento de cada um dos jogadores e atentos para que esse momento nos faça idealizar uma equipa inicial, pois só jogam 11 e, depois, mais três suplentes. Quando se joga a cada três dias, há muitos factores a ter em conta e temos de saber gerir bem o plantel.»

Lopetegui e o arranque do FC Porto: «Temos que continuar a melhorar»

O FC Porto entrou bem na época (vitória com o Marítimo, 2-0, na estreia da Liga; triunfo em Lille, 0-1, na primeira mão do play-off de acesso à Champions). 

Mesmo assim, Lopetegui vê um «trabalho de evolução contínua», em que é preciso «continuar a melhorar». «O FC Porto tem que continuar a melhorar. Temos que ter mentalidade competitiva elevada. Se uma equipa que está feita e construída tem de melhorar continuamente, nós ainda temos mais para fazer. Estamos em Agosto e temos de estar atentos para melhorar em muitos aspetos». 

Ainda sobre o jogo em Paços, Lopetegui revela o que pretende da equipa: «Quando tivermos a bola, vamos tentar jogar da maneira que trabalhámos e nos sentimos confortáveis, e sem bola vamos tentar fazer o mesmo. Queremos competir bem, atacar bem e defender bem, joguemos onde joguemos. Nós temos uma ideia, o adversário tem outra: queremos ser nós próprios, sabendo que temos um adversário que vai utilizar as suas próprias armas».

«Há muito para melhorar»

Julen Lopetegui não se dá por satisfeito com o nível exibicional já patenteado pelo FC Porto. Para o treinador espanhol, o dragão tem ainda margem para evoluir e «muito para melhorar».

«A equipa tem de melhorar em muitos aspetos. É uma equipa muito jovem, que está em construção. Se as equipas feitas têm de melhorar constantemente, imaginem nós», observou.

O Paços de Ferreira é o senhor que se segue no percurso dos azuis e brancos. Ao leme da equipa pacense está Paulo Fonseca, treinador que Lopetegui sucedeu no Dragão.

«Não é especial defrontar o meu antecessor. Paulo é um magnífico treinador, fez um trabalho sensacional no Paços de Ferreira e aqui também. Temos uma relação muito boa», realçou o espanhol.




 

Sem comentários:

Enviar um comentário