FM2015

FM2015
Compre o Football Manager 2015 agora na pré-venda, e tenha acesso a uma versão beta totalmente jogável cerca de duas semanas antes da data oficial de lançamento. Mais informações clique na imagem.

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Soares quer gestão do futebol de volta ao clube


O presidente do Belenenses, António Soares, reconheceu esta terça-feira, por ocasião da entrega da lista que encabeça às eleições do próximo dia 18 de outubro, no Restelo, que o clube gostaria de voltar a ter as rédeas do futebol.

António Soares admitiu a recompra da SAD, cuja administração é presidida por Rui Pedro Soares, ao acionista maioritário Code City. Porque advoga e «gostaria» que a gestão do futebol profissional «regresse» ao clube, e não se mantenha autónomo.

Também as relações com a administração da SAD mereceram um desdramatizar do presidente do emblema e recandidato. Além da divergência quanto ao uso a dar aos terrnos na requalificação dos terrenos do Restelo, a divergência quanto ao uso das instalações foi outro momento «de tensão». Mas garantiu que o «esfriamento» não implica hostilização ou ódio, antes respeito mútuo.

- Pretende a recompra da SAD. Não está satisfeito com a situação do futebol profissional?
- Não tem a ver com o estar satisfeito ou insatisfeito. Não podemos esquecer que a entrada do acionista Code City permitiu ao Belenenses sair da 2.ª divisão e ao Belenenses continuar a ter futebol profissional. Agora acho que a dimensão do Belenenses leva a que, idealmente, a gestão do futebol profissional esteja no clube. E vamos tentar isso. Subimos de divisão, na Liga conseguimos a manutenção, que era a principal meta. Não nos podemos esquecer que a situação financeira da SAD é, também, complicada... Aliás, basta ver que a situação de clube e SAD era tão complicada que as duas entidades foram obrigadas a subscrever o PER [Plano Especial de Revitalização]. Com cerca de um ano de diferença, apesar de eu ser da opinião que a SAD o deveria ter feito há mais tempo. Mas isso é uma prerrogativa de quem está à frente da administração da SAD. Para que fique claro, a recompra não tem a ver com descontentamento em relação à gestão.

- Então prende-se com quê?
- É preciso ter os pés bem assentes na terra. Não se esqueçam que, nos cinco anos anteriores à descida de divisão, entre 2005 e 2010, o Belenenses gastou fortunas em orçamentos de futebol e desceu desportivamente três vezes. Não vamos estar aqui com a ideia de que o que está a ser feito agora é muito mau, porque antigamente a gestão do clube não fez maravilhas. Temos de respeitar o que está a ser feito na SAD, o que não invalida que ache que qualquer presidente do Belenenses deve ter presente a possibilidade de recomprar a SAD e trazer novamente a gestão do futebol profissional para o clube.

- As relações entre clube e SAD estão frias... ou não estão, de todo?
- Há um esfriamento, isso é um facto, é verdade. Mas acima de tudo, os momentos de maior tensão surgem apenas por duas questões: dinheiro, coisas nas quais nós não nos entendemos, em questões de fluxos económicos entre o clube e a SAD, e utilização das instalações, da qual o último exemplo foi a realização do Festival Panda no Restelo. Tirando esses dois momentos, essas duas questões, não há, de facto, situações em que haja uma postura hostil, ou um ódio de um lado ou do outro. O clube não participa na gestão da SAD, é um facto, e gostaria de participar. Não é esse o entendimento do acionista maioritário, temos de respeitar.


Sem comentários:

Enviar um comentário