FM2015

FM2015
Compre o Football Manager 2015 agora na pré-venda, e tenha acesso a uma versão beta totalmente jogável cerca de duas semanas antes da data oficial de lançamento. Mais informações clique na imagem.

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Rúben Neves: mais que o novo menino bonito, é «um jogador completamente 'à Porto'»


Quem o diz é José Guilherme, que o treinou na época passada nos juvenis do FC Porto. Por esta altura, mesmo com as inúmeras e sonantes contratações dos azuis e brancos para a nova temporada, não há nome que soe melhor no ouvido dos adeptos que o do jovem médio de 17 anos, razão pela qual o zerozero.pt quis saber um pouco mais do atleta.

«Maturidade - estado de maduro: atingir a maturidade. Julgamento de pessoa madura: maturidade intelectual». No fim do telefonema com José Guilherme, maturidade foi a palavra que mais ficou retida, após a caracterização feita sobre Rúben Neves. De pequenino, o médio só tem mesmo a longevidade temporal no Cartão de Cidadão, pois tudo o resto que o rodeia é maturidade.

«Quando era sub-16 ou sub-17 já tinha atitudes de um profissional, o que nos levou a valorizar junto dele essa mesma postura, pois seria assim que ele chegaria ao futebol ao mais alto nível. É por isso que acho que ele não vai ser daqueles jogadores que se perdem no futuro. Ele sabe o que quer», sublinhou o técnico, em conversa com o zerozero.pt.

José Guilherme já fora, por estes dias, consultado por outros órgãos de comunicação social, como o Record ou o MaisFutebol, para 'desenhar' a nova coqueluche dos portistas. E tal não espanta, visto o seu conhecimento aprofundado quer do atleta em questão, quer dos processos de formação dos clubes, pelo que o nosso órgão também o procurou, também para saber se esta é uma aparição fugaz, ou se o médio chegou para ficar.



«O Rúben Neves é um miúdo com muita qualidade e não é nada surpreendente, para quem o conhece e treinou, perceber onde ele está. É natural que ele esteja a demonstrar a sua qualidade, tendo oportunidade para o fazer. Ele tem qualidade, todos os treinadores com quem ele trabalhou afirmam isso, que ele tem todas as qualidades para se impor, mas isto também não é um percurso linear, há altos e baixos que precisam de ser geridos, não ao nível de jogo, mas de circunstâncias que levam a que os jogadores às vezes se percam, pois passam a ganhar muito dinheiro e acham que já está tudo conseguido, quando a mentalidade tem que ser precisamente o contrário. Ele tem maturidade para saber lidar com isso», afirmou, convicto.

O jogador tem apenas 17 anos, está no primeiro ano de júnior e era expectável que alternasse entre os sub-19 portistas e a equipa B, só que Fernando saiu, Casemiro não chegou no imediato, Mikel lesionou-se no primeiro treino e Podstawski estava no Europeu sub-19. Sobrou espaço para Rúben Neves, que corre o natural risco de poder vir a descer novamente nos degraus. Para José Guilherme, isso não significará um problema.


«Ele sabe que isto é apenas o início, mas é muito inteligente e sabe que até pode ter que ir novamente 'abaixo', o que não será um problema para ele. Caso volte à equipa B ou aos juniores, não vai desmotivar. No ano passado, ele foi várias vezes chamado à equipa B, com outros colegas, quando ainda era juvenil, e era o único jogador que, quando regressava, demonstrava uma postura de uma responsabilidade ainda maior, exigindo mais dele próprio e mesmo dos colegas, mostrando-lhes o bom que era trabalhar para voltar à equipa B», explicitou.


Até pode 'pegar' a titularidade

Com 17 anos, o jogador tem aproveitado a pré-época para ganhar pontos e aguçar a curiosidade dos adeptos, entusiasmados por poderem ver um produto resultante do Olival vingar ao mais alto nível. Perfil para se assumir de dragão ao peito não lhe faltará.


«É um jogador completamente 'à Porto', ao longo dos anos foi adquirindo os pressupostos normais dessa designação, dentro ou fora do campo ele transpira Porto, não gosta de perder nem a brincar, nunca treina mal, é daqueles que joga como treina e que treina como joga. Tem o perfil para o FC Porto, é um líder dentro e fora de campo», assegura o anterior técnico do jogador.


A concorrência para o 'menino' de 17 anos é fortíssima e Casemiro vem (só) do Real Madrid, um cartão de visita de respeito, mas que não assegura titularidades: «Um treinador não pensa na idade de um jogador, pensa no rendimento e na eficácia que o jogador pode dar à equipa. Se o técnico, que treina os dois, acha que o Rúben Neves tem um rendimento que lhe permite ser melhor que o colega, vai logicamente apostar naquilo que for melhor para a equipa».



FC Porto tem mais matéria prima

Ultimamente tem sido difícil alguém formado nos dragões despontar na equipa principal de forma continuada. A pressão é grande para vencer e este ano está ainda maior, visto que o título fugiu para o rival Benfica. Portanto, não será fácil, mesmo com Lopetegui, um conhecedor de camadas jovens, ver mais teenagers, despontarem, ainda que, caso isso aconteça, o clube não fique mal servido.

«Não sei se é uma mudança de paradigma, isso só o clube saberá. Se outros tiverem oportunidade, de certeza que poderão demonstrar as suas qualidades. Não os vou numerar, porque me posso esquecer de alguns, mas há mais jogadores que, com o contexto certo, podem demonstrar o que valem. Lopetegui é um treinador que sabe muito de formação, que percebe a importância de lançar jovens, portanto este é um contexto favorável», considera José Guilherme, na conversa com o zerozero.pt.

E o técnico, em jeito de remate, e confrontado com a possibilidade de apontar alternativas no clube caso os dragões optassem por alguém da casa para o lugar de Defour em vez de Clasie ou Camacho, falou de outros nomes com valor que conhece: «O Tozé ou o Pedro Moreira, que têm excelente qualidade e que se vão evidenciar nos clubes para onde foram».






Sem comentários:

Enviar um comentário