FM2015

FM2015
Compre o Football Manager 2015 agora na pré-venda, e tenha acesso a uma versão beta totalmente jogável cerca de duas semanas antes da data oficial de lançamento. Mais informações clique na imagem.

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Al Ittihad-Sporting, 2-2 (crónica)

Depois de cinco vitórias seguidas, leão já soma três jogos sem ganhar


Show de Tanaka não foi suficiente

Japonês fez uma assistência para golo e, na segunda parte, marcou mesmo. Ainda assim, os leões sofreram a igualdade à beira do fim...

Um Sporting construído muito com segundas linhas do plantel de Marco Silva empatou com o Al Ittihad, em Alexandria.

João Mário colocou o Sporting a ganhar muito cedo, ainda na primeira parte Oukri fez o empate e nos dez minutos finais Tanaka fez o segundo golo. Quando já se pensava que o jogo ia acabar assim, no último lance do jogo, Ali Afifi fez o empate final.

Foi a segunda vez que o Sporting sofreu um golo nos descontos que lhe tirou a vitória, depois do que aconteceu com a Lázio no Troféu Cinco Violinos. O que é mau sinal.

Os leões pareceram acusar em demasiada as condições atmosféricas difíceis (28 graus com 77 por cento de humidade), somadas a uma relva anormalmente alta, acabando por entrar bem na primeira e na segunda parte, para depois acusar o cansaço.

O início do encontro até pareceu anunciar um jogo simples: o Sporting entrou a dominar, a assustar e a marcar.

Logo aos quatro minutos, Tanaka fez uma excelente assistência que isolou João Mário, o médio rematou forte sem deixar cair a bola e fez um belo golo.

João Mário foi de resto a melhor notícia da viagem do Sporting ao Egito.

O médio jogou a primeira parte no lugar habitualmente ocupado por André Martins, no segundo tempo recuou para segundo trinco e em ambas as posições mostrou toque de bola, visão de jogo e intensidade.

Depois, claro, há que destacar Tanaka.

Não teve um jogo simples, até porque a maior parte do tempo o Sporting teve dificuldades em colocar a bola jogável no ataque, mas foi essencial nas vezes em que apareceu: serviu João Mário para o primeiro golo e fez ele próprio o segundo.

Oriol Rosell alternou bons momentos com outros menos bons, mas mostrou toda a qualidade por exemplo num passe em que isolou Heldon na cara do guarda-redes, já na segunda parte, enquanto Nabi Sarr fez a estreia a titular, mostrou bom jogo aéreo mas deficiências graves no posicionamento.


O que é normal: o jovem francês tem apenas três jogos no futebol de alto nível, é um produto em formação e não será naturalmente opção para se impor de imediato. É um jovem para o futuro.

Shikabala, por outro lado, foi a figura da noite: sempre aplaudido, sempre seguido por toda a gente. O egípcio quis mostrar trabalho no regresso ao país natal, teve bons apontamentos, mas bem vistas as coisas pouco acrescentou ao futebol ofensivo. Parece não se entender com os companheiros.

O Al Ittihad, percebeu-se cedo, é uma equipa com limitações. Sobretudo de posicionamento. Por isso, e enquanto teve forças, o Sporting aproveitou os muitos espaços livres e mandou no jogo.

À medida que o tempo passava, porém, o clima apresentava fatura, o Sporting ia caindo e o Al Ittihad foi crescendo.

Empatou na sequência de um canto em que há uma falha grave do Sporting, ameaçou num remate a rasar o poste e voltou a ameaçar na segunda parte, quando Said falhou na cara de Rui Patrício.

O Sporting, por seu lado, ficou perto do golo num cabeceamento de Sarr após um canto e voltou a fazê-lo apenas já nos quinze minutos finais, quando Oriol Rosell isolou Heldon e o cabo verdiano falhou na cara do guarda-redes.

Já nos minutos finais, a pior notícia: a defesa do Sporting voltou a falhar, Ali Afifi surgiu ao segundo poste completamente sozinho e cabeceou para o empate.

Alexandria rebendou num grito de felicidade.

Feitas as contas, o Sporting voltou a não ganhar, foi o terceiro encontro consecutivo sem o fazer: isto num jogo realizado em condições muito especiais e que por isso permitirá a Marco Silva poucas conclusões para o futuro.

Ficha de jogo:

AL ITTIHAD: Ali Farag; Mohamed Adel (Ali Afifi, 53m), Abdelgawad, Samir e Mabrouk; Sabry (Kamal Ali, 29m; Kaaled, 63m), Helal (Saqez, 70m) e El Shayeb (Benzema, 70m); Katongo (Ali, 43m), Oukri e Alaa Kanel (Saadouni, 38m).
 
Suplentes do Al Ittihad: Ibrahim e Baseen.

SPORTING: Rui Patrício; André Geraldes (Ricardo Esgaio, 46m), Nabi Sarr, Paulo Oliveira e Jefferson; Oriol Rosell (Fokobo, 85m), Slavchev (Montero, 46m) e João Mário; Shikabala (Heldon, 63m), Tanaka (Ryan Gauld, 85) e Carlos Mané (Capel, 63m).
 
Suplentes do Sporting: Marcelo Boeck.

GOLOS: João Mário (4m), Oukri (28m), Tanaka (81m) e Ali Afifi (90m). 

Sem comentários:

Enviar um comentário