A grande revelação do futebol inglês
Ficha Técnica
Nome: Raheem Shaquille Sterling
Data de nascimento: 199-12-08 (20 anos)
Local de nascimento: Kingston, Jamaica
Nacionalidade: Inglaterra
Altura: 170 cm
Peso: 62 kg
Posição: Avançado
Clube: Liverpool
Data de nascimento: 199-12-08 (20 anos)
Local de nascimento: Kingston, Jamaica
Nacionalidade: Inglaterra
Altura: 170 cm
Peso: 62 kg
Posição: Avançado
Clube: Liverpool
Jogador formado no Queens Park Rangers, Sterling começou na equipa londrina com 7 anos de idade e ficou até aos 15 anos, quando chamou a atenção de muitas equipas do futebol Inglês como: Manchester United, Manchester City, Arsenal, Fulham e Liverpool, que acabou por conseguir vencer a concorrência e contratou a jovem promessa por 700 mil euros, em 2010. Ainda pelo QPR, Sterling foi considerado o mais jovem jogador a actuar no futebol inglês com apenas 14 anos de idade.
No Liverpool, passou pelas formações sub-15, sub-18, sub-19, sub-21 e pela equipa de reservas, antes de conseguir chegar à equipa principal na temporada 2011/2012, quando tinha 17 anos de idade. Na temporada 2011/12 ele actuou apenas em 3 jogos, fazendo um total de 25 minutos. O jogo de estreia pelo Liverpool foi no dia 24 de Março de 2012, na derrota com o Wigan em Anfield Road por 1-2. Os outros 2 jogos foram contra o Fulham e o Chelsea, jogos em que o Liverpool venceu por 4-1.
Na temporada 2012/2013, Raheem Sterling conseguiu evoluir bastante e actuou em 36 jogos, sendo 22 deles como titular e ainda marcou 2 golos. O primeiro golo pelo Liverpool foi marcado no dia 20 de Outubro de 2012, na vitória sobre o Reading por 1-0. O outro golo de Sterling foi marcado no dia 02 de Janeiro de 2013, na vitória do Liverpool por 3-0 ao Sunderland em Anfield Road.
Na temporada 2013/2014, apesar de pouca idade, Sterling já sofria uma grande pressão no Liverpool, já que foi depositada muita esperança no jovem jogador na temporada 2012/2013 e ele acabou por decepcionar um pouco. No inicio da temporada havia uma forte especulação de que poderia ser emprestado. Para bem do jogador e do Liverpool isso não aconteceu e deu uma grande resposta aos críticos e fez uma temporada brilhante pelos Reds. Sterling fez parte do trio ofensivo do Liverpool, formado por Luis Suarez e Daniel Sturridge, ajudando a tornar o ataque do Liverpool, o melhor da Premier League.
Raheem Sterling realizou 38 jogos pelo Liverpool, 24 como titular, 10 golos marcados, além de 9 assistências. Um excelente desempenho que ajudou muito o Liverpool a terminar o campeonato inglês na segunda posição e a colocar a equipa na Liga dos Campeões, competição que Sterling jogará pela primeira vez e terá a oportunidade de provar a qualidade que tem.
Sterling consegue juntar duas qualidades distintas: rapidez e habilidade. Normalmente vemos jogadores muito rápidos, com pouca habilidade, em outros casos, jogadores com extrema habilidade mas com pouca velocidade. Mas ele consegue unir as qualidades muito bem, o que faz dele, a principal revelação do futebol inglês e a esperança da Inglaterra para os próximos anos.
E a sua excelente temporada pelo Liverpool foi recompensada, Roy Hodgson na convocatória que fez para o Mundial do Brasil 2014, chamou Raheem Sterling para fazer parte dos 23 jogadores escolhidos da Inglaterra. Ele fez a sua estreia pela selecção principal da Inglaterra no dia 14 de Novembro de 2012, num particular contra a Suécia.
Após a excelente temporada, deveremos ver Sterling entre os jogadores mais cobiçados no próximo mercado de transferências. No entanto, antes mesmo desta fantástica temporada pelos Reds, o jogador já atraía o interesse de grandes clubes da Europa.
Equipas como Manchester United, Aresenal, Manchester City e Tottenham, chegaram a ponderar pagar 15 milhões de euros pelo jogador. Já o Arsenal foi mais além e chegou a apresentar uma proposta formal de 10 milhões de euros mais o passe do atacante Theo Walcott.
Segundo o jornal " The Mirror ", o Real Madrid está atento à evolução de Raheem Sterling, extremo de 19 anos que alinha no Liverpool. Carlo Ancelotti tem referenciado o internacional inglês para o caso de Di Maria ser vendido, face ao alegado interesse do Mónaco e PSG.
Sem comentários:
Enviar um comentário